Vai ter Copa – mas não vai ter Copa!

Evidentemente, vai ter Copa! De um jeito ou de outro, vai ter Copa! Sim, vai! Infelizmente!

Nós, que dizemos ou escrevemos “Não vai ter Copa”, não somos imbecis! Imbecil é quem interpreta apenas literalmente o significado de um enunciado. Nós sabemos que, infelizmente, vai ter Copa.

Obviamente, preferiríamos que fosse não ter Copa, mas sabemos que, sim, vai ter Copa. Infelizmente!

Como manifestação de discordância, “Não vai ter Copa” identifica uma tomada de posição, a delimitação de um espaço político outro, um lugar ex-cêntrico, marginal ao espaço nacionalista e desenvolvimentista construído pelos governos do PT e seus aliados partidários, pela FIFA, pela CBF, pelas empreiteiras, pela mídia corporativa, pelos patrocinadores oficiais.

Dizer ou escrever “Não vai ter Copa” significa posicionar-se contrariamente aos recursos públicos investidos em empreendimentos privados, às obras megalomaníacas e hiperfaturadas, às remoções e às, quando existentes, indenizações miseráveis; significa posicionar-se pela distribuição de renda, pelo direito à moradia e à cidade, pelo direito ao lazer e ao esporte, pela direito à educação e à saúde, pelo direito ao saneamento básico, pelo direito ao transporte, pelo direito à livre manifestação do pensamento e pelo direito de reunião, pela desmilitarização da polícia de segurança pública.

Nós temos o direito de discordar, de sermos dissidentes. Temos o direito de sermos contrários à Copa. Temos o direito de sermos antinacionalistas. Temos, inclusive, o direito de torcermos contra a Seleção Brasileira de Futebol. Temos o direito de resistir, inclusive violentamente, às arbitrariedades e violações promovidas pelo Estado. Vocês não têm o direito de nos retirar esses direitos!

Sim, vai ter Copa – mas continuaremos dizendo ou escrevendo “Não vai ter Copa”!

Vocês que, por desinformação ou desonestidade, defendem a Copa, vocês são cúmplices, ou melhor, promotores ativos de todas as irregularidades e barbáries que estão sendo perpetradas para a realização da Copa, bem como das muitas que ainda serão perpetradas. A Copa é de vocês! De vocês, que querem a Copa, que dizem ou escrevem: “Vai ter Copa”. Portanto, assumam suas responsabilidades! Assumam todas as irregularidades e barbáreis que estão provendo! Querem a Copa? Tudo bem! Vocês têm o direito de querer a Copa. Contudo, vocês não podem ter apenas uma parcela da Copa, aquela parcela que consideram bela e prazerosa. Se querem a Copa, devem tomar para si a Copa em todas as suas dimensões. A copa é de vocês – tanto a Copa do espetáculo, como a Copa das irregularidades e barbáries.

Nós não queremos nem uma nem outra Copa, porque sabemos que o espetáculo é indissociável das irregularidades e das barbáries. Recusamos o nacionalismo desenvolvimentista, o ufanismo alienante, explorador e excludente.

Vai ter Copa, mas para vocês. Para nós, não vai ter Copa, porque decidimos, conscienciosamente, não promover o circo de horrores e não aplaudir suas atrações.

.

Bola da Copa do Mundo da FIFA de 2014

.

Sobre Fabiano Camilo

“[…] o eu deste instante preciso é fundamentalmente diferente do que era um segundo antes, algumas vezes o contrário, mas sem dúvida, sempre, outro.” (José Saramago, “Manual de pintura e caligrafia”, 1977.)

  1. anonimo

    Ufa, grato pela lucidez de publicar um texto tão preciso quanto a realidade em que vivemos. às vezes me pergunto em que mundo estão os governistas e outros, esses sim, imbecis que não compreendem o processo que move o #nãovaitercopa.

  2. RESUMINDO:
    o pessoal que comanda o movimento BABACABLOC
    contra a #COPADASCOPAS
    também é contra o Minha Casa Minha Vida, o Luz para Todos,
    o Mais Médicos, o PROUNI, o baixíssimo índice de desemprego,
    a valorização do salário mínimo, as leis trabalhistas para as domésticas,
    os 40 milhões de pessoas que deixaram a pobreza extrema, enfim,
    são contra tudo isso que está aí.
    Agora saem correndo e atirem no primeiro que encontrar, aproveita e bota fogo num fusca, num chevete e ate na velhinha pq ela demora atravessar a rua… e se demorar muito, aproveita depreda os pontos de onibus, afinal, somente pobre que utiliza… enfim, nao querer Copa de fato é um direito… mas o que é publico, nao é seu, mantenha limpo, no mesmo lugar pq TODOS devem usufruir do que é publico e dê licença tb, pq a caravana vai passar com a diversao que é de direito… se isto incomoda esta classe merda besta, aproveita que as passagens estao com precinho bem assessiveis ( obrigado PT), sumam e vao para o inferno, la o fogo e a furia faz muito sentido… terra do nunca.

    • CELSO TUPINAMBÁ

      MARAVILHOSO COMENTÁRIO E UMA BOA RESPOSTAS AOS QUE NÃO AMAM O BRASIL

    • Gustavo

      “mas o que é público, não é seu, mantenha limpo, no mesmo lugar pq TODOS devem usufruir do que é público”
      Nesta tua frase, tu estás dizendo que TODOS deveriam ter acesso aos estádios e aos jogos da copa, afinal ela só vai acontecer por causa do dinheiro público.. Agora me diz se é assim que ocorre? Me diz se a copa não é seletiva, colocando ingressos a preços absurdos, só pra quem pode pagar..
      Deixa de ser imbecil e pensa..

  3. Daniel

    É óbvio que esta tudo mal, até aí morreu Francisco. Mas nada de novo. Bem-vindo ao Brasil.

    Esse povo brasileiro que cisma em tratar sintomas e não as doenças….

    Vai ter copa sim e vai ser emocionante torcer para o Brasil. Não coloque no colo das entidades oportunistas um problema nosso de má gestão e corrupção que nos identifica politicamente.

    Obs : legal sua atitude de escrever esse blog, mas com sinceridade esse texto está mal escrito. Redundante sem propósito no início e as ideias não convencem no que se propôs a defender.

    Jogar no colo de quem é a favor da copa foi tb um pouco ridículo, como se não fossemos todos “cúmplices inocentes” dessa cagada que é o gerenciamento do nosso grande Brasil.

    Só minha opinião, afinal vc concorda que todos podemos te-las não é? Afinal, podemos mudar de ideia a cada segundo, somos ou somos outra pessoa a cada segundo , como diria saramago?

    Abs

    • Gustavo

      Quem é contra a copa está nas ruas.. Então sim, a culpa de a copa acontecer é de quem é a favor da copa. E concordo com o texto.. Aos que são a favor, que abracem a parte boa e a ruim.

  4. Não importa se o texto está bem ou mau escrito, e muito menos se ele reflete os fatos; a grande verdade parece estar sempre nos comentários feitos; o lugar onde melhor se pode enxergar a realidade. O brasileiro, como diz o Zé Simão, é um “ser cordial”, não obstante considere impossível tecer uma crítica sem ofender gratuitamente ou agredir verbalmente.

    Talvez o Fabiano tenha incorrido num equívoco ao dividir o mundo entre “nós e eles”, o que, por sua vez, não torna nebulosa a essência que sua mensagem traz sobre os absurdos que estão sendo perpetrados, principalmente contra aquela parcela da população a qual não se escuta.

    Mas pior mesmo é ter de aturar um comportamento explicitamente stalinista de certos companheiros, que acham que a criação de um novo mundo está baseada no ódio, no belicismo ou em dados maquiados. A História parece nunca ser suficiente para que certos camaradas desbravem um novo caminho… Aqui em Brasília nosso Agnelão Anulão Bonecão está veiculando uma propaganda em que ele e o cara da FIFA “aprovam” o Mané Garrincha, mas sequer menciona os festival de goteiras de uma cobertura que custou mais de 200 milhões de reais… Dá pra confiar?

    O texto é necessário, por simples que seja, pois esclarece a muita gente bruta um conceito ainda não compreendido por considerável parcela da população.

  5. “mal escrito”, quis dizer.

  6. Jeferson Santos

    Quero que tenha Copa apenas para ver Messi fazer 3 na final contra a selenike.
    Torcer para Neymarketing e CBF (corja de bandidos e fanfarrões)? NUNCA!!!

  7. Haikal

    Ótimo texto. Traduziu muito do que tenho pensado desde que começaram os preparativos e irresponsabilidades dessa copa. Eu gosto de futebol e gostava de copas até saber do que elas são feitas. Vai ser difícil fugir, mas pelo menos pra mim não vai ter copa!

  8. CELSO TUPINAMBÁ

    VCS DEVIAM TER PROTESTADO NO MOMENTO CERTO, EM 2007, QD O BRASIL AINDA ERA CANDIDATO, AGORA NÃO ADIANTA BADERNAR E FAZER BARULHO PARA NADA.

  9. MariaE

    Gostei do texto, e é legitimo, por obvio, o direito de discordar e de dissentir deste evento e do governo.
    Eu faço parte do outro grupo, o vai ter copa, mas na realidade me insiro dentro de um subgrupo que vêm a ser daqueles que aceitaram que vai ter copa, conformaram-se com isto, já que este foi o desejo da maioria.
    Minha aceitação não significa, ao menos para mim, compactuar com o descrito no texto, remoções e etc;
    Por fim, de um ponto discordo frontalmente: o direito de resistir violentamente. O país tem instituições, por mais defeituosas que sejam, como ministérios públicos e defensorias, que tem o papel de preservar e garantir direitos que estejam ou possam ser violados pelo Estado. A resistência pela violência, só caberia na total ausência destas instituições e de legislação que assegure o respeito a estes direitos.
    Por isto, porque existem caminhos institucionais, que resistir violentamente configura também uma violação de direitos, além de ser uma solução que muito pouco alcançará de efetivo.

  10. Valdomiro

    Texto explica bem o significado de #nãovaitercopa !! não tem nada a ver com Blackbloc!! Não ser a favor da copa não é ser contra os outros programas!! Anonimato é coisa de blackbloc enrustido!! a máscara só muda a cor Youname:seunome. Claro que vc é PTista, mas com este texto vc só provou que não entendeu o movimento!! Vai pro estádio!! vá assistir o seu “espetáculo”! é isso que fazem os que se alienam e se acomodam propositalmente !!

  11. Pingback: Menos patrulha, mais zueira! | Pimenta com Limão

  12. Pingback: Pareço feminista, mas... - Biscate Social ClubBiscate Social Club

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: